A IMPORTÂNCIA DOS CENSOS PARA O PLANEJAMENTO POLÍTICO ECONÔMICO E TERRITORIAL

Autores

  • João Paulo Aragão UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Resumo

Conforme o professor Nivaldo Júnior, em análise da obra maquiveliana, O Príncipe, “a conquista e anexação de um novo espaço de poder prenunciam problemas para sua manutenção.” Este, durante muito tempo, foi um dos principais desafios dos Estados modernos que, ao se defrontarem com a barreira do desconhecido, viam-se sob o dever de desbravar horizontes em busca de informações que permitissem uma administração mais eficiente e coerente com a realidade. Neste contexto, coube-se aqui, a missão de construir uma breve discussão sobre a importância que os censos têm gerado, ao longo da História, para o planejamento político, econômico e territorial, especialmente, no Brasil. Cabe ainda ressaltar, que esta iniciativa é fruto da realização do I Seminário do Curso de Economia da UFPE/CAA que, muito mais em apresentar a importância que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) possui para o planejamento do Brasil, têm possibilitado também o ressurgimento de interatividades entre ramos do saber, tais como a Geografia e a Economia, as quais antes se faziam às sombras e, hoje, pelos esforços vigentes, se prestam à luz de todas as plataformas de reflexão. Para tanto, exigiu-se da autoria desta unidade por em prática a sistematização das experiências à frente da coordenação dos trabalhos censitários em voga pelo IBGE no ano de 2010, como igualmente, a pesquisa e análise em gabinete de referenciais norteadores para a fundamentação teórica deste esforço científico.

Biografia do Autor

João Paulo Aragão, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Atualmente é estudante do curso de especialização em Gestão Ambiental da Universidade de Pernambuco, campus Nazaré da Mata. Graduado em Licenciatura Plena de Geografia pela UPE, laureado da FFPNM/UPE no ano de 2009.2, tem experiência na área de ensino de Geografia e pesquisa/extensão em Educação Ambiental, possuindo também, trabalhos sobre Geografia Cultural -em andamento- e produção e uso de biodiesel da mamona. Exerce a função temporária de coordenador do IBGE nos municípios de Caruaru, São Caetano e Riacho das Almas, todos do estado de Pernambuco.

Downloads

Publicado

28.11.2010

Como Citar

Aragão, J. P. (2010). A IMPORTÂNCIA DOS CENSOS PARA O PLANEJAMENTO POLÍTICO ECONÔMICO E TERRITORIAL. Revista De Geografia, 27(3), 31–39. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228817

Edição

Seção

Geografia Humana