UMA DISCUSSÃO GEOGRÁFICA SOBRE A PRIVATIZAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS PELO TURISMO

Autores

  • Wilson Martins Lopes Junior UNESP

Resumo

A privatização de espaços públicos pelo turismo implica que áreas públicas de uso comum tornem-se altamente valorizadas provocando a segregação socioespacial. Diante disto torna-se necessário analisar a produção e o consumo destes espaços, bem como seus atores e suas formas de apropriação/expropriação. Deste modo o objetivo da pesquisa é o de analisar o processo de ocupação, posse e privatização dos espaços públicos de lazer e turismo, considerando as contradições e conflitos de interesses, os usos e formas de consumo destes espaços, o papel do Estado, e a própria demanda de lazer dos citadinos. Como diretriz, tem-se a relação existente entre espaços públicos e a privatização destes para o turismo numa cidade em que o espaço urbano demonstre segregação socioespacial que vai além da questão da habitação, refletindo também nos referidos espaços públicos. Mas nesta etapa, este artigo, ainda se concentra na discussão teórica com base geográfica que colabora na compreensão desse processo de privatização dos espaços públicos destinados ao lazer e turismo. Posteriormente haverá a definição da cidade e realização de outros procedimentos metodológicos.

Biografia do Autor

Wilson Martins Lopes Junior, UNESP

Professor do Curso de Geografia da UNESP – Ourinhos – SP. Licenciado e Bacharel em Geografia, Mestre e Doutor em Geografia. Experiência no Ensino Superior nos Cursos de: Geografia, Turismo, Ciências Biológicas, Administração de Empresas, Comércio Exterior, Engenharias.

Downloads

Publicado

02.12.2010

Como Citar

Lopes Junior, W. M. (2010). UMA DISCUSSÃO GEOGRÁFICA SOBRE A PRIVATIZAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS PELO TURISMO. Revista De Geografia, 27(3), 86–96. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228822

Edição

Seção

Geografia Humana