A “INVENÇÃO” DOS ESPAÇOS PROTEGIDOS: A CRIAÇÃO DE PARQUES, RESERVAS, ÁREAS DE PROTEÇÃO E O CONFLITO COM A POPULAÇÃO TRADICIONAL.

Autores

  • Cristiane Cardoso UFRRJ

Resumo

No ano de 2010 completamos 10 anos da criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC. Desta forma, passamos por um momento importante para reflexão do papel dos espaços protegidos por lei e a população tradicional. A criação desses espaços protegidos traz uma reflexão do papel da comunidade tradicional nestas áreas. Qual o melhor modelo? O que fazer com esta população que habita estes lugares, manter, retirar, capacitar? Qual o papel que historicamente elas possuem? Pensando nestas questões elaboramos este trabalho. Diante deste contexto, este trabalho tem como objetivo realizar uma reflexão sobre a questão ambiental no Brasil, principalmente no que se refere aos espaços protegidos e a relação/conflitos com a população tradicional.PALAVRAS-CHAVE: Meio ambiente; espaços protegidos; população tradicional.

Biografia do Autor

Cristiane Cardoso, UFRRJ

Professora do Curso de Geografia/DES/IM/UFRRJ

Downloads

Publicado

02.01.2011

Como Citar

Cardoso, C. (2011). A “INVENÇÃO” DOS ESPAÇOS PROTEGIDOS: A CRIAÇÃO DE PARQUES, RESERVAS, ÁREAS DE PROTEÇÃO E O CONFLITO COM A POPULAÇÃO TRADICIONAL. Revista De Geografia, 27(3), 114–126. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228834

Edição

Seção

Geografia Física