IMPASSES DA MODERNIDADE E BUSCA POR NOVOS MODOS DE VIDA A PARTIR DA TERRA: HISTÓRIA DA AGRICULTURA ORGÂNICA EM NOVA FRIBURGO, RJ.

Autores

  • Monica Cox de Britto Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Alanda Lopes Baptista Martins Universidade Federal Fluminense

Resumo

As críticas ao processo de modernização da agricultura começam a ganhar força no Brasil ao final da década de 70 e início da década de 80 a partir de intelectuais e engenheiros agrônomos que contribuíram com suas publicações e práticas de manejo para o avanço da agricultura alternativa no país. Naquele momento, o município de Nova Friburgo, RJ, abrigou parcela desses precursores envolvidos com a proposta de construção de novos modos de vida e de produção agrícola. No presente artigo propomos abordar como esse processo se iniciou e realizar um histórico da dinâmica da agricultura orgânica desenvolvida no município.

Downloads

Publicado

02.12.2010

Como Citar

Britto Pereira, M. C. de, & Martins, A. L. B. (2010). IMPASSES DA MODERNIDADE E BUSCA POR NOVOS MODOS DE VIDA A PARTIR DA TERRA: HISTÓRIA DA AGRICULTURA ORGÂNICA EM NOVA FRIBURGO, RJ. Revista De Geografia, 27(3), 6–16. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228837

Edição

Seção

Geografia Humana