CONDICIONAMENTO LITOLÓGICO E TECTÔNICO NA MORFOMETRIA DA BACIA DO RIO CONCEIÇÃO – QUADRILÁTERO FERRÍFERO/MG
Resumo
Localizada no Quadrilátero Ferrífero, a bacia do Rio Conceição apresenta ampla variedade litológica e um contexto estrutural complexo, tendo sido ainda pouco estudada. O presente trabalho objetiva discutir um controle litológico e tectônico na configuração desta bacia e em sua dinâmica fluvial. Para isso, foram calculados parâmetros morfométricos – Declividade Média (Dm), Densidade de Drenagem (Dd), Gradiente do Canal principal (Gcp), Índice de Sinuosidade (Is) e Índice de Rugosidade (Ir) – e construídos modelos digitais de elevação para bacias de terceira e quinta ordem hierárquica instaladas em diferentes grupos litológicos. Aplicou-se também o Índice de Hack (ou RDE) ao canal principal dessas bacias. Constatou-se que a morfometria das bacias e drenagens varia amplamente de um grupo geológico para outro. A bacia instalada no Grupo Itabira foi a que apresentou, em tese, maior potencial erosivo e maior capacidade e competência em seus canais, pois apresenta a maior Dd, baixo Is e elevado Gcp, além de valores relativamente elevados de Dm e Ir. Um forte controle litoestrutural foi observado na bacia do Ribeirão do Caraça, onde se encontram vários trechos com anomalia de 1ª ordem, tendo um deles atingido um desnível de 300 m em apenas 0,54 km.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.