DISTRIBUIÇÃO TRIDIMENSIONAL DE PALEOSSOLO DE 40Ka E MATERIAIS PEDOSSEDIMENTARES NA ENCOSTA MONJOLO – LAPA PARANÁ

Mauricio Camargo Filho, Luiz Gilberto Bertotti, Jaqueline Rodrigues dos Passos, Deyvis Willian da Silva

Resumo


No Centro-Sul do estado do Paraná, (segundo planalto paranaense) foram identificados depósitos quaternários em encosta denominada Monjolo. Esta encosta se estende longitudinalmente, por aproximadamente 586,79 m e possui perfil convexo-retilíneo, passando a côncavo-retilíneo da média para a baixa encosta. Neste setor da encosta há incisão (voçoroca) que expôs parte do corpo pedológico e sedimentar. Nas paredes expostas pela erosão foi possível identificar três níveis de paleossolos soterrados por aproximadamente 1,80 m de sedimentos e solo. A partir deste afloramento foi construída uma rede de toposseqüências na base da encosta com o objetivo de identificar a distribuição tridimensional dos paleossolos e unidades pedossedimentares. Ao todo são quatro topossequências posicionadas de forma longitudinal à encosta e subparalelas ao afloramento (denominado perfil estudado) e quatro topossequências transversais à encosta. O resultado das topossequências juntamente com os dados laboratoriais permitiu compreender os processos de sedimentação erosão que a encosta Monjolo foi submetida nos últimos 40 Ka.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

DOAJ
ROADDRJI

PERIÓDICOS CAPES

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.