EVIDÊNCIAS DA AÇÃO TECTÔNICA NOS SEDIMENTOS DA FORMAÇÃO BARREIRAS PRESENTES DO LITORAL DE SERGIPE E AO NORTE DA BAHIA
Resumo
No litoral do Nordeste do Brasil, a unidade estratigráfica denominada Barreiras é constituída de sedimentos de origem predominantemente continental. Várias pesquisas recentes baseadas em análise morfotectônica e no registro e medição de estruturas geológicas, tais como, juntas e falhas têm demonstrado que o tectonismo atingiu esse complexo sedimentar. Este trabalho apresenta evidências estruturais de um tectonismo atuante, tanto durante, como após a deposição dos sedimentos da Formação Barreiras que afloram no litoral sul de Alagoas, toda costa de Sergipe e litoral Norte da Bahia. As centenas de estruturas rúpteis e dúcteis, observadas nos trabalhos de campo, demonstram uma relevante atividade sísmica, tanto durante, como após a deposição daqueles sedimentos. As estruturas dúcteis são representadas pelas estruturas de liquefação em conglomerados e estruturas de fluidificação na interface entre arenitos e lamitos, revelando um tectonismo concomitante com a deposição dos sedimentos. As dobras sinclinais e anticlinais observadas revelam uma deformação dúctil pós deposicional. As estruturas rúpteis são representadas por falhamentos normais e juntas tectônicas. A partir destas últimas foi feita uma análise preliminar dos esforços tectônicos que as originaram. Os resultados apontam para um esforço principal máximo na direção NW-SE.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.