MAPEAMENTO GEOLÓGIO-GEOMORFOLÓGICO DO SETOR NORTE DA ILHA DE SANTA CATARINA
Resumo
Este trabalho apresenta o mapeamento geológico-geomorfológico do setor norte da Ilha de Santa Catarina, na escala de 1:10.000, que possui como objetivo identificar, delimitar e descrever os aspectos de relevo, das litologias e estruturas geológicas que criam os cenários do meio físico. Este mapeamento foi realizado através de consultas bibliográficas, interpretação de fotografias aéreas, trabalhos de campo, descrição das amostras de rochas e sedimentos. O modelado de dissecação da área é formado por rochas do embasamento cristalino, com granitos, riolitos, aplitos e cataclasitos de idade pré-cambriana, cortados por diques de rocha básica do período Cretáceo, que condicionam um relevo com vertentes inclinadas, vales profundos, preferencialmente orientados por falhas retilíneas, com campo de matacões e pequenos patamares escalonados pelas falhas, que em contato com a energia das ondas formam os costões rochosos e, as bacias suspensas oriundas do controle estrutural. O modelado de acumulação é formado pelo sistema deposicional continental e transicional, que conferem ao relevo as feições de rampas de colúvio, terraços marinhos, cordões arenosos e planícies alagadas, que estão sendo intensamente ocupados pelo homem. As informações resultantes deste mapeamento são fundamentais para os estudos geoambientais e para a ocupação da terra, configurando numa importante ferramenta para a gestão do território.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.