UTILIZAÇÃO DA ESTRATIGRAFIA E PALINOLOGIA DO QUATERNÁRIO PARA A CARACTERIZAÇÃO PALEOAMBIENTAL DE DEPÓSITOS ALÚVIO-COLUVIAIS: PLANALTO DE SÃO BENTO (SC)

Autores

  • Gisele L. Lima UFSC
  • Marcelo A. T. Oliveira UFSC
  • Soraia G. Bauermann ULB - Canoas

Resumo

A integração da análise estratigráfica à análise palinológica permite a caracterização paleoambiental de ambientes de sedimentação alúvio-coluvionar. O presente trabalho demonstra, através da apresentação da estratigrafia, de dados físicos (cor da matriz, textura ao tato, estrutura, tipo de contato e análise granulométrica) e químicos (teor de matéria orgânica) obtidos para seção levantada em área planáltica de Santa Catarina, o potencial de depósitos alúvio-coluviais para estudos palinológicos, possibilitando a geração de quadro paleoambiental mais amplo.

Downloads

Publicado

27.12.2010

Como Citar

Lima, G. L., Oliveira, M. A. T., & Bauermann, S. G. (2010). UTILIZAÇÃO DA ESTRATIGRAFIA E PALINOLOGIA DO QUATERNÁRIO PARA A CARACTERIZAÇÃO PALEOAMBIENTAL DE DEPÓSITOS ALÚVIO-COLUVIAIS: PLANALTO DE SÃO BENTO (SC). Revista De Geografia, 27(1), 33–44. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228862