DISTRIBUIÇÃO DE FÁCIES SEDIMENTARES E TENDÊNCIAS DE TRANSPORTE DE SEDIMENTOS NA ENSEADA DE MANGUINHOS, ARMAÇÃO DOS BÚZIOS, RJ.

Ana Carolina de Almeida Tavares, Eduardo Bulhões, Alessa Favero Duque Estrada

Resumo


Este artigo visa abordar metodologias, técnicas de coleta, análise, processamento, parametrização e mapeamento de sedimentos costeiros superficiais em fácies sedimentares de praias e plataforma continental interna adjacente à enseada de Manguinhos, Armação dos Búzios, RJ. Foram utilizados dados pontuais de 133 amostras coletadas e analisadas em laboratório, o que permitiu parametrização estatística, elaboração de mapas de distribuição e gráficos de correlação. Os resultados apontam para a identificação de três depósitos distintos, o primeiro deles associado à praia e a sua dinâmica de selecionamento e distribuição dos grãos, o segundo associado a um depósito reliquiar de areias da plataforma e o terceiro associado à uma sedimentação atual de frações finas (siltes) proveniente de aporte fluvial moderno. Além disso é apresentado um mapa de distribuição de teores de carbonatos nas amostras o que apontou elevada concentração, algo pouco recorrente na literatura para o litoral do Rio de Janeiro.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

DOAJ
ROADDRJI

PERIÓDICOS CAPES

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.