CONSIDERAÇÕES SOBRE A GÊNESE, A EXPANSÃO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NAS FÁBRICAS DE MESAS PARA BILHAR NA PEQUENA CIDADE DE JAGUAPITÃ-PR.
Resumo
Centro de produção especializado, a pequena cidade de Jaguapitã-PR detém esta característica em função de sua significativa produção de mesas para bilhar e por concentrar 46 unidades industriais em atividade, destacando-se assim de demais centros urbanos. Mediante este contexto, objetivou-se com este trabalho entender a origem e a expansão das fábricas de mesas para bilhar em Jaguapitã-PR, bem como caracterizar a organização do trabalho nesses estabelecimentos. Esta especialização e expansão, com gênese no final da década de 1960, surgiram a partir de iniciativas de agentes sociais locais detentores de parcos capitais. Verificou-se que a produção das mesas não é realizada nos moldes produtivos taylorista e nem fordista, tão pouco foram adotados princípios da produção toyotista, mas há sim, baixíssimo nível de divisão social do trabalho e o uso de equipamentos muito simples que permitiram, até certo ponto, a forte presença e expansão das indústrias de mesas para bilhar nesta pequena cidade. O desenvolvimento e a consolidação desse ramo industrial na cidade acabaram por atribuir um novo papel a Jaguapitã-PR que passou a ser um centro urbano especializado na fabricação de mesas para bilhar, após década de 1970.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.