Variações ambientais, econômicas e sociais em áreas sob risco de desertificação no Núcleo de São Raimundo Nonato - Piauí
Resumo
A temática da desertificação foi inserida na agenda política internacional na década de 1960, consolidando-se em 1972, quando da realização da Conferência de Estocolmo. A desertificação, um tipo de degradação ambiental que ocorre nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas do globo. O Piauí apresenta 45,3% de suas terras sujeitas a este fenômeno. Considerando as danosas conseqüências de ordem ambiental, econômica, social e cultural da desertificação, objetiva-se no presente trabalho, realizar uma análise das variações ambientais, econômicas e sociais do Núcleo de Desertificação de São Raimundo Nonato no estado do Piauí. Os resultados indicam não ter havido alterações nos valores do NDVI nas classes Alta e Moderadamente Baixa. Na classe Moderadamente Alta houve um pequeno aumento da ordem de 0,6 km2. Mudanças mais significativas são constatadas nas classes de NDVI baixo, muito baixo e solo exposto. Houve decréscimo nas classes baixa de 3,2% para 0,7%; a classe muito baixa aumentou de 71,8% para 86,7%, na classe solo exposto verificou-se redução de 25% para 13,3%, indicando melhoria nos níveis de proteção vegetal na área de estudo. As culturas temporárias apresentaram uma queda significativa nos anos analisados, e conseqüente aumento das culturas permanentes. Constatou-se redução de 43,5% em termos de unidade animal e de 23,9% no número de cabeças de animal para os rebanhos bovino, caprino e ovino nos anos analisados. Estes dados reforçam a tese da redução da degradação/desertificação na área de estudo. A significativa transferência de rendas governamentais ou assistência social, a partir de pensões, aposentadorias e ainda de programas sociais na área de estudo, a exemplo do Bolsa Família, revela a fragilidade social da área de estudo. Sugere-se o desenvolvimento de políticas públicas de desenvolvimento adequadas às potencialidades da área estudada, a exemplo da apicultura e ovinocaprinocultura, como forma de gerar emprego e renda, objetivando a transformação efetiva da realidade social e econômica das populações locais. Palavras chave: Desertificação, NDVI, Socioeconomia, Núcleo de São Raimundo NonatoDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.