A QUALIDADE DA ÁGUA COMO INDICADOR AMBIENTAL NO COMPLEXO LACUSTRE COSTEIRO DA SAPIRANGA- FORTALEZA/CE
Resumo
O estudo consiste em apresentar o cenário das condições limnológicas do Complexo lacustre costeiro da Sapiranga, por meio de parâmetros e condições que definem a qualidade da água, visando dessa forma ofertar subsídios à gestão ambiental da APP, bem como da APA da Sabiaguaba, onde se insere o recurso hídrico. Para esse fim, a pesquisa considera como referencia teórica e metodológica os trabalhos de: Tricart (1977), Fortaleza (1978, 2007), Porto, Branco & Luca (1991), Claudino-Sales (1993); Brasil (2005) e outros pesquisadores que tratam de estudos limnológicos a nível nacional e internacional. Os resultados revelam que o ecossistema lacustre já em processo de eutrofização de suas águas já é presente. Os valores de amônia, nitrito e fósforo indicam o fenômeno de eutrofização nesse ambiente lêntico, contudo os valores de OD revelam que essa situação não é grave.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcelo de Oliveira Moura, José Lidemberg de Sousa Lopes, Maria Elisa Zanella, Marta Celina Linhares Sales

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.