ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO (4° E 5°) ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE ITUIUTABA (MG)

Emerson Jhammes Francisco Alves, Gerusa Gonçalves Moura

Resumo


A presente pesquisa busca compreender a proposta de ensino dos conteúdos geográficos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da visão dos professores que ministram a disciplina de Geografia nas escolas públicas de Ituiutaba/MG. Para isso, os objetivos específicos se constituíram em: evidenciar a importância do ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; analisar a formação dos professores dos Anos Iniciais e suas dificuldades para ministrar os conteúdos geográficos; levantar as estratégias de ensino, metodologias e recursos didáticos utilizados pelos professores para ministrar a disciplina de Geografia no referido nível escolares. Para realizar a pesquisa, a metodologia empregada baseou na leitura de artigos, livros e demais materiais relacionados ao tema; levantamento de dados secundários, a partir da aplicação de questionários aos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que ministram a disciplina de Geografia, com o intuito de conhecer a realidade do ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A análise dos resultados nos possibilitou verificar que o ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental precisa de mudanças, especialmente relacionadas ao processo de formação dos professores que ministram tal disciplina. Assim, enquanto o conhecimento da Geografia ficar restrito a significado de descrição da Terra e relação homem e natureza, a Geografia não vai cumprir o seu papel fundamental, de disciplina, que busca a compreensão as relações humanas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

DOAJ
ROADDRJI

PERIÓDICOS CAPES

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.