TURISMO, (RE)PRODUÇÃO E EXPANSÃO URBANA EM PEQUENAS CIDADES: UMA LEITURA GEOGRÁFICA SOBRE MARTINS-RN/BRASIL

Autores

  • José Erimar dos Santos UFRN
  • Maria José Costa Fernandes UERN
  • Marília Medeiros Soares UERN

Resumo

Este trabalho é uma tentativa de realização de um esboço da produção e expansão urbana na cidade de Martins (RN). Por possuir um diferencial climático bastante atrativo, essa cidade tem nessa condição natural o impulsionador da atividade turística, que nos últimos anos, tem intensificado as vulnerabilidades ambientais na cidade, como é o caso do processo de degradação ambiental aí verificado resultante da falta dessa atividade, cujos loteadores são os sujeitos mais expressivos desse processo, com sua prática de desmatamento para a construção e vendas de lotes (loteamentos). Nesse sentido, busca-se compreender esse processo de produção e a expansão do espaço urbano em Martins, a partir da análise da atuação dos agentes imobiliários e da atividade turística, verificados nessa cidade potiguar.

Biografia do Autor

José Erimar dos Santos, UFRN

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Prof. Substituto do Departamento de Geografia da FAFIC/UERN, Campus Central, Mossoró (RN)

Maria José Costa Fernandes, UERN

Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Profª. do Departamento de Geografia da FAFIC/UERN, Campus Central, Mossoró (RN)

Marília Medeiros Soares, UERN

em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Profª. do Curso de Turismo da UERN, Campus Natal (RN)

Downloads

Publicado

29.06.2013

Como Citar

Santos, J. E. dos, Costa Fernandes, M. J., & Soares, M. M. (2013). TURISMO, (RE)PRODUÇÃO E EXPANSÃO URBANA EM PEQUENAS CIDADES: UMA LEITURA GEOGRÁFICA SOBRE MARTINS-RN/BRASIL. Revista De Geografia, 30(1), 279–300. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229061

Edição

Seção

Artigo Científico