CARACTERIZAÇÃO SOCIOCULTURAL DA REGIÃO DO TAQUARAL: COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA GUIA, CÁCERES/MT, BRASIL
Resumo
A legislação fundiária aplicada no decorrer do período colonial estabeleceu-se de modo descontínuo, disperso, através de um amplo número de resoluções administrativas e cartas de doação. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é reunir dados da caracterização do espaço sociocultural por meio do histórico da ocupação territorial, considerando-se os aspectos sociais, culturais e religiosos da comunidade rural Nossa Senhora da Guia, Cáceres (MT). A pesquisa foi realizada em cinco propriedades, num período de 18 meses, através de entrevistas, orientadas por um formulário semiestruturado. A comunidade estudada apresenta práticas tradicionais, mas estas vêm se perdendo ao longo dos anos, ocasionada, em parte, pela entrada de pessoas de outros lugares na localidade. O modo de vida dos agricultores é marcado pela história territorial, em busca de um “pedaço de terra”, pela crença religiosa, cultura material e sua relação com o ambiente em que vivem. Elementos estes reveladores das experiências ligadas às suas origens. A investigação do modo de vida dos agricultores permite concluir que estes conseguiram, ao longo do tempo, elaborar um profundo conhecimento sobre o lugar que eles habitam; conhecimento que lhes garantiu até hoje a reprodução de seu sistema social e cultural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.