Aplicação do algoritmo Sebal na análise da cobertura vegetal da bacia hidrográfica do rio Jacaré, Sergipe

Wagner Roberto Milet Batista, Antenor de Oliveira Aguiar Netto, Inajá Francisco de Sousa, Fábio Brandão Britto, Anderson Nascimento do Vasco

Resumo


O presente trabalho objetivou avaliar a cobertura vegetal na bacia hidrográfica do rio Jacaré, e diagnosticar possíveis processos de degradação por meio do índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI), usando o algoritmo Surface Energy Balance Algorithm for Land (SEBAL) e imagens do satélite Landsat 5 - TM para os dias 17/10/1999 e 07/12/2006. Os resultados mostram que o índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI) apresentou grandes variações, no cenário da bacia hidrográfica entre os dois períodos analisados. A utilização de sensoriamento remoto foi extremamente importante para analisar a cobertura vegetal na bacia hidrográfica do rio Jacaré.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

DOAJ
ROADDRJI

PERIÓDICOS CAPES

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.