REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE OCUPAÇÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA – BRASIL, ARGENTINA E PARAGUAI

Autores

  • Fernando Raphael Ferro de Lima Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná

Resumo

O texto trata do processo de ocupação da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, nas proximidades da foz do rio Iguaçu e sua relação com a consolidação das fronteiras nacionais. São avaliadas as questões que guiaram esta ocupação, em que as disputas entre portugueses e espanhóis pelo controle da bacia, com fins de navegação, foram substituídos pela crescente polarização entre Brasil e Argentina após a formação dos Estados nacionais, já no século XIX. Destaca-se ainda que, no século XX, a orientação das disputas visando à navegabilidade e o acesso à bacia do rio Prata foi substituída pela preocupação com a geração de eletricidade, processo que acaba mudando o foco de utilização econômica dos rios e a própria dinâmica dos transportes na América do Sul.

Biografia do Autor

Fernando Raphael Ferro de Lima, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná

Ex-pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Economico e Social (IPARDES), onde atuou como coordenador da Pesquisa Produto Interno Bruto dos Municípios Paranaenses em parceria com o IBGE. Foi coordenador do núcleo de Macroeconomia e Análise Conjuntural. Ex-Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa e das Faculdades Bagozzi. Atualmente atua como Geógrafo da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná, no cargo de Coordenador Técnico.

Downloads

Publicado

11.07.2015

Como Citar

Lima, F. R. F. de. (2015). REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE OCUPAÇÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA – BRASIL, ARGENTINA E PARAGUAI. Revista De Geografia, 32(3). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229083

Edição

Seção

Artigo Científico