SIG NA ANÁLISE AMBIENTAL: SUSCEPTIBILIDADE EROSIVA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO MUTUCA, NOVA LIMA – MINAS GERAIS
Resumo
Os estudos geomorfológicos que visam compreender os processos erosivos e suas feições resultantes têm recebido significativas contribuições das técnicas e metodologias do Geoprocessamento. Essas técnicas, dentre outras finalidades, permitem identificar as áreas mais propensas à erosão e os focos erosivos, podendo assim, auxiliar na compreensão das causas das ocorrências. Contribuem também, na busca de alternativas de controle e recuperação dos locais degradados, fornecendo subsídios para a definição de usos adequados e compatíveis com as características ambientais locais. Considerando a importância de conhecer e buscar medidas de controle, o estudo proposto tem por finalidade realizar a classificação e o mapeamento da susceptibilidade erosiva natural e com a influência antrópica da bacia hidrográfica do córrego Mutuca, localizada no Município de Nova Lima, em Minas Gerais, a partir da metodologia de análise de multicritério. Essa análise permite a investigação combinada de diferentes variáveis para gerar um mapa síntese, a partir da definição de pesos e notas atribuídos às variáveis e suas respectivas classes, demonstrando a influência de cada variável no fenômeno considerado. Os procedimentos de tratamento das informações e de elaboração de mapas foram realizados utilizando o softwarede Sistema de Informações Geográficas ArcGIS 10.1, sendo utilizadas ferramentas do Analysis Tools eSpatialAnalyst.Os mapas temáticos e o mapa síntese foram elaborados na escala 1:60.000. Como resultado, foi possível realizar uma análise qualitativa e quantitativa da influência antrópica na susceptibilidade erosiva da bacia em estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.