USO DOS RECURSOS HÍDRICOS DO AÇUDE JENIPAPEIRO - OLHO D’ÁGUA
Resumo
O objetivo deste artigo consistia em estudar o uso e distribuição das águas do açude Jenipapeiro (Buiú), localizado no município de Olho D’Água - PB. Os dados do quadro físico foram levantados em bibliografia geologia, hidrografia, sobre os tipos de solos, e sobre os dados da barragem junto à AESA e os do abastecimento urbano junto à CAGEPA, além de serem realizados trabalhos de campo. Ao final do trabalho constatou-se que os principais consumidores dos recursos hídricos do açude são: a CAGEPA, para o abastecimento urbano; as comunidades dos sítios “Riacho do Meio”, da “Tapera” e da “Cabeça do Boi”, para o abastecimento doméstico e alguns proprietários localizados nas várzeas do riacho do Catolé que utilizam a irrigação para produção de culturas de subsistência e algumas culturas comerciais de frutas irrigadas, notadamente banana, goiaba e coco, que abastecem os mercados locais, de Patos e Piancó. Conclui-se que a falta de interesse por parte das gestões municipais e estaduais na gestão hídrica das águas deste açude, promove o desperdício e demonstra a sua incapacidade e falta de vontade política em promover ou articular programas que visem o benefício e o desenvolvimento local.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.