MODERNIZAÇÕES E ESPAÇOS SELETIVOS NO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • VIRGINIA CÉLIA CAVALCANTE HOLANDA Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Resumo

Este trabalho tem por objetivo entender como o espaço urbano de muitas cidades, longe das já consolidadas metrópoles, passam em diferentes proporções por profundas mudanças dentro de uma lógica modernizante; na sua economia urbana, na estrutura do emprego, na forma de morar, circular e consumir, entre outros; resultando num acelerado processo de urbanização e em crescentes  desigualdades socioespaciais. A reflexão se detém no atual período histórico, compreendido aqui como período técnico-científico-informacional. Sem perder de vista a totalidade, o recorte espacial constitui-se da  cidade de Sobral situada no estado do Ceará, cuja  formação data do início do século XVIII, ocupando desde então  lugar de destaque na rede urbana cearense, nos aspectos político, cultural e econômico, revelando-se, no presente, em espaço seletivo no Nordeste Brasileiro. A base da empiria sendo pensada através das características e articulações dos dois circuitos da economia urbana usualmente conhecidos como; formal e informal. Nos interstícios dessa coexistência identifica-se a conexão lugar/mundo e como ocorre o grito do território, ou seja, como  emerge a força  do lugar em regiões pobres.

Biografia do Autor

VIRGINIA CÉLIA CAVALCANTE HOLANDA, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduada e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2007). É Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE e Professora Adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral. 

Downloads

Publicado

07.10.2014

Como Citar

CAVALCANTE HOLANDA, V. C. (2014). MODERNIZAÇÕES E ESPAÇOS SELETIVOS NO NORDESTE BRASILEIRO. Revista De Geografia, 31(1), 146–165. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229107

Edição

Seção

Artigo Científico