GNSS: AVALIAÇÕES E COMPARAÇÕES DO PÓS-PROCESSAMENTO
Resumo
Tendo em vista a grande operacionalidade do sistema GNSS, buscou-se nesse trabalho verificar os resultados obtidos no pós-processamento com foco para as constelações GPS e GLONASS nos formatos de arquivo nativo e RINEX. Os pontos analisados foram coletados no perímetro rural do município de Rosário do Sul/RS. O trabalho foi realizado por meio do receptor de sinal GNSS de dupla frequência (L1/L2), modelo Hiper da marca Topcon, com o auxílio, principalmente, dos aplicativos Topcon Tools® (para o pós-processamento dos dados) e do Microsoft Office Excel® (para a análise estatística). Para proceder da avaliação e comparação da qualidade dos pontos usou-se a variável denominada Erro Médio Quadrático (EMQ), a qual é gerada automaticamente pelo aplicativo Topcon Tools®. Após a realização dos pós-processamentos com a metodologia citada, constatou-se que os dados referentes à união dos sinais das duas constelações, no formato nativo são os que geraram o menor EMQ. Em relação a comparação entre as constelações GPS e GLONASS, verificou-se que o sistema GPS obteve, em média, um EMQ inferior ao GLONASS. Em modo geral, constatou-se que a união das informações de diferentes constelações gera ao usuário um melhor resultado no pós-processamento dos dados GNSS.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.