“Invenção” e Ressignificação do território camponês na Comunidade do Cravo- Nordeste paraense

Autores

  • Cátia Oliveira Macedo Universidade do Estado do Pará

Resumo

Abordaremos neste artigo de forma preliminar, as transformações ocorridas nas últimas décadas e que impulsionaram a emergência de territorialidades conflitantes na comunidade do Cravo.  A partir do trabalho de campo, realizado nos anos de 2010, 20011,2012, recolhemos as informações mais importantes contidas neste trabalho.  Nuances da dinâmica sócio espacial, relatos e história de vida, recolhidas nas conversas formais e informais junto aos moradores da comunidade, particularmente das pessoas mais idosas, segunda, e terceira geração dos fundadores da comunidade orientaram as reflexões e indagações aqui presentes.


 

Biografia do Autor

Cátia Oliveira Macedo, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente professora efetiva da Universidade do Estado do Pará e do Instituto Federal do Pará.

Downloads

Publicado

09.08.2015

Como Citar

Macedo, C. O. (2015). “Invenção” e Ressignificação do território camponês na Comunidade do Cravo- Nordeste paraense. Revista De Geografia, 32(3). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229131

Edição

Seção

Artigo Científico