Aplicação da análise morfoestrutural na caracterização da aptidão do meio físico a múltiplos usos.

Autores

  • Cristiane Alessandra Moura UNESP-Rio Claro

Resumo

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo caracterizar através da análise morfoestrutural as características do meio físico a diversos usos ou aplicações. A partir desta compreensão pode-se determinar a distribuição e o comportamento das estruturas e suas relações com os processos que ocorrem em superfície e subsuperfície de forma a estabelecer a aptidão dessas áreas as mais diversas atividades. A análise morfoestrutural consiste em uma análise dividida em: extração da rede de drenagem, análise da rede de drenagem e interpretação morfoestrutural. O produto principal consiste no mapa de linhas de contorno estrutural não-cotadas, que indicam a distribuição das morfoestruturas (altos e baixos estruturais), contorno estrutural e lineamentos que definem a conformação estrutural da área. O correto entendimento das morfoestruturas permite o conhecimento de aspectos relativos à dinâmica da paisagem, sendo assim muito contribui para o estabelecimento das fragilidades e potencialidades das mesmas. 

Biografia do Autor

Cristiane Alessandra Moura, UNESP-Rio Claro

Geógrafa formada na UNESP-Rio Claro, mestre em Geociências e Meio Ambiente do Programa de Pós- graduação em Geociências -UNESP- Rio Claro.

Downloads

Publicado

07.10.2014

Como Citar

Moura, C. A. (2014). Aplicação da análise morfoestrutural na caracterização da aptidão do meio físico a múltiplos usos. Revista De Geografia, 31(1), 25–38. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229133

Edição

Seção

Artigo Científico