RESENHA: ALMEIDA, ROSEMEIRE APARECIDA DE. (RE)CRIAÇÃO DO CAMPESINATO, IDENTIDADE E DISTINÇÃO: A LUTA PELA TERRA E O HABITUS DE CLASSE. SÃO PAULO: UNESP, 2006. 377p.
Resumo
A presente resenha busca trazer ao debate a importante contribuição da Professora Rosemeire Aparecida de Almeida aos estudos da questão camponesa no Brasil com a publicação do livro (Re) criação do campesinato, identidade e distinção: a luta pela terra e o habitus de classe. Obra bastante densa e rigorosa no tocante aos aspectos teórico-conceituais e dos instrumentos de pesquisa de campo, o que não impede de serem escritos de cativante e envolvente leitura, organizados em introdução, cinco capítulos e considerações finais. O livro é recomendado aos pesquisadores que têm na questão agrária, especificamente o campesinato, a reforma agrária e a luta pela terra, a centralidade do estudo, bem como, um livro não só para a discussão dentro dos muros das universidades, mas essencialmente um trabalho que deve animar e incentivar o debate no seio dos movimentos sociais e organizações que lutam lado a lado com os camponeses.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.