Desenvolvimento da Unidade Geomorfológica Restinga: Correlação Estratigráfica Dos Poços no Recife Antigo – PE
Resumo
O desenvolvimento da restinga do bairro do Recife Antigo passou por duas fases distintas de evolução, a primeira consiste na dominância dos processos naturais, e a segunda a partir da intervenção de um novo agente geológico: a espécie humana. A atuação desta fez mudar a morfologia da restinga a partir da necessidade humana em obter mais espaço para o expansivo crescimento urbano. A evolução morfodinâmica da unidade geomorfológica em questão foi avaliada através da correlação estratigráfica com poços hidrogeológicos presentes na área de estudo. A metodologia da pesquisa foi baseada na teoria dos sistemas, onde se busca explicar a dinâmica da perda, ganho e trocas de matéria e energia existentes na paisagem. Sendo a restinga atualmente moldada numa morfologia estável, do ponto de vista da forma e processos, por não deter uma forma de restinga e sim de uma ilha fluvial.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.