EVOLUÇÃO DO USO DA TERRA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VIEIRA, MONTES CLAROS, MG
Resumo
As geotecnologias têm sido amplamente empregadas em estudos de alterações na paisagem. O conhecimento do uso e cobertura da terra é considerado fundamental na reversão de um ambiente degradado. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar o processo de evolução do uso e ocupação da terra na bacia hidrográfica do Rio Vieira, localizada no município de Montes Claros, Minas Gerais. Para tanto, uma análise temporal foi realizada utilizando imagens do satélite TM/LANDSAT, nos anos de 1990, 1995, 2000 e 2005. Quatro classes foram identificadas: Área urbana, Vegetação Natural/Reflorestamento, Área agrícola/Pastagem e Solo exposto. Fez-se uso das probabilidades de transição entre as classes em questão, obtidas pela Cadeia de Markov. Na análise da evolução, projetou-se, para um intervalo de 100 anos, o possível comportamento de todas as classes nas combinações dos anos de 1990-2005, 1995-2005 e 2000-2005. As projeções revelaram uma tendência de redução para as atividades agropecuárias assim como da classe Vegetação. Identificou-se um aumento da Área urbana, com crescimento pronunciado quando comparado as demais classes, assim como maior demora em atingir seu ponto de equilíbrio. A tendência de crescimento do Solo exposto revela-se preocupante do ponto de vista ambiental no que se tange a degradação da terra.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.