PAISAGEM E ESPAÇO DO BAIRRO: OLHARES SOBRE A MORFOLOGIA, GEOSSÍMBOLOS, SUJEITOS E AÇÕES INSTITUCIONAIS
Resumo
O artigo aqui apresentado versa sobre uma análise do recorte bairro como foco de estudo na Geografia, ainda é feito na elaboração desse uma analise correlativa com os conceitos de paisagem e geossímbolo, fazendo alguns aportes em estudos de geografia cultural e humanística. No corpo do texto é elencado os sujeitos que vivenciam e dinamizam a paisagem do bairro, no caso os moradores e romeiros que vivenciam o reconte do Socorro na cidade de Juazeiro do Norte estado do Ceará. Como pano de fundo no trabalho, aparece o fenômeno da religiosidade católica que neste espaço emana com grande efervescência e essa é ainda o ponto de convergência nas ações de políticas públicas na dimensão espacial do bairro. Em uma consideração geral evidencia-se neste ensaio um conjunto de análise iniciais acerca do recorte aqui eleito, de modo a inserir esta dimensão do bairro com maior regularidade nos estudos geográficos, ou de ciências que trabalhem com cidade e sua urbanidade, em caráter geral este recorte tem grande potencialidade na busca de elucidações que alguns estudos mais generalistas não têm condições de dá. O debate sobre a pertinência desse se constituí como foco de importância na construção de estudos mais focados sobre as cidades.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.