QUESTÕES AMBIENTAIS URBANAS: DISCUSSÕES E REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE AS ÁREAS VERDES LOCALIZADAS EM CENTROS URBANOS
Resumo
Este artigo baseou-se em reflexões teóricas sobre as relações que envolvem as áreas verdes em centros urbanos. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica. A pesquisa teve como objetivo apresentar as principais discussões e reflexões teóricas sobre a importância das áreas verdes nos grandes centros urbanos, os benefícios que elas proporcionam para a população urbana e as diferentes funções que elas podem exercer em um centro urbano, assim como elucidar os problemas de degradação ambiental que o processo de urbanização comumente gera para essas áreas verdes. Concluiu-se que os centros urbanos devem ter dentro dos limites municipais áreas verdes, pois são inúmeros os benefícios que essas áreas exercem no meio ambiente, como o equilíbrio solo-clima-vegetação, na atenuação dos níveis dos ruídos e na melhoria da estética urbana. Concluiu-se também que as áreas verdes apresentam diferentes funções: ecológica, social, educativa, psicológica e estética, que podem ser utilizadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Quanto à degradação das áreas verdes, concluiu-se que a urbanização substitui a vegetação natural por construções que acabam por alterar o meio ambiente negativamente, originando processos de degradação ambiental, que por consequência, podem afetar a sociedade e sua respectiva qualidade de vida.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.