Acessibilidade e o Efeito Barreira na periferia de cidades médias

Autores

  • Antonio Henrique Bernardes Universidades Federal Fluminense
  • Marcos Timóteo Rodrigues Souza Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229193

Resumo

A acessibilidade e a mobilidade são conceitos associados. A primeira pode ser considerada como condição e a segunda como atributo da produção do espaço. Ambos conceitos fundamentam aquele de efeito barreira, ou seja, que indicam a separação ou o rompimento, uma descontinuidade na estrutura urbana provocada pelo sistema de transporte ou que vai influenciá-lo diretamente. Esse fenômeno nas cidades médias possui suas particularidades, dentre as quais destacamos a ocupação do sítio e a estruturação da malha viária. Para tanto, tomamos como referência os estudos das periferias de baixa renda de seis cidades médias – cinco no Estado de São Paulo: Presidente Prudente, Marília, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São Carlos – e uma no Estado do Paraná – Londrina.

Palavras-chaves: mobilidade, acessibilidade, efeito barreira, periferia, cidades médias.

Biografia do Autor

Antonio Henrique Bernardes, Universidades Federal Fluminense

Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia (mestrado) e do Departamento de Geografia da Universidade Federal Flumiense (UFF), Campos dos Goytacazes-RJ. Graduação, Doutorado e estágio Pós-doutoral em Geografia pela UNESP, campus de Presidente Prudente-SP. Com experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Epistemologia, Metodologia, Ontologia em Geografia e Tecnologias da Informação e Comunicação. Há interesse nas áreas de Ensino em Geografia, Geografia Humanista, Geografia Cultural e e Geografia Urbana.

Marcos Timóteo Rodrigues Souza, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Planejamento Urbano pela Faculdade de Geografia da UNESP de Rio Claro/SP. Mestre em Engenharia dos Transportes pela UNICAMP/SP. Possui graduação em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente/SP. Atualmente é Pesquisador Pós-Doutorando do Programa de Pós-graduação em Geografia (mestrado) da Universidade Federal Flumiense (UFF), Campos dos Goytacazes-RJ. Foi professor da Universidade Cidade de São Paulo e da Universidade Bandeirante de São Paulo lecionando a disciplina Cartografia e Monitoramento Ambiental. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia dos Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura urbana, acessibilidade, mobilidade, espaço geográfico e paisagem.

Downloads

Publicado

30.04.2017

Como Citar

Bernardes, A. H., & Souza, M. T. R. (2017). Acessibilidade e o Efeito Barreira na periferia de cidades médias. Revista De Geografia, 34(1). https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229193

Edição

Seção

Artigo Científico