DOCÊNCIA E COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: O PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM SITUAÇÃO SITUADA

Autores

  • Francisco Kennedy Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
  • Maria Raquel de Carvalho Azevedo Universidade Estadual do Ceará
  • Silvia Maria Nóbrega-Therrien Universidade Estadual do Ceará

Resumo

O presente artigo, de natureza teórica, pretende caracterizar um conceito pedagógico de competência emancipatória de formação docente à luz da práxis pedagógica, tendo como referência a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. A adoção das categorias centrais de Habermas, trabalho (ação instrumental) e comunicação (ação comunicativa), tendo em vista um conceito de formação dos profissionais de Educação capazes de interligar o processo do ensino com diferentes conhecimentos e saberes, favorece a interdisciplinaridade e compreensão crítica e integral da realidade complexa, portanto, a elaboração de um conceito de competência-comunicativa emancipatória implica uma reflexão interdisciplinar e rizomática de saberes.

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Publicado

23.06.2016

Como Citar

Santos, F. K. S. dos, Azevedo, M. R. de C., & Nóbrega-Therrien, S. M. (2016). DOCÊNCIA E COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: O PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM SITUAÇÃO SITUADA. Revista De Geografia, 33(2). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229262

Edição

Seção

Artigo Científico