REFERENCIAL TÉCNICO E TEÓRICO-METODOLÓGICO APLICADO A ESTUDOS DE CONFORTO HUMANO EM AMBIENTES EXTERNOS
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os referenciais técnicos e teórico-metodológicos que sustentam, subsidiam e normatizam os estudos de conforto térmico humano em condições de ambiente externo, assim como, apresentar resultados da aplicação dessa metodologia ao estudo de caso de Santa Maria, RS baseados em coleta de dados primários em estação meteorológica móvel e aplicação de questionários de percepção da população. Baseou-se em coleta de dados climatológicos com estação móvel instalada no centro da cidade, assim como a coleta de dados de avaliação sensitiva da população às condições de conforto ou desconforto humano com aplicação de questionários. Esta avaliação concluiu ainda há uma necessidade óbvia de padronização das técnicas e métodos empregados para dar orientação na realização de pesquisas de campo em ambientes ao ar livre. Em face dos dados coletados em campo e em função da situação atmosférica anômala observada durante o trabalho de campo em agosto de 2015, verificou-se uma influência negativa do Vento Norte na sensação térmica da maioria dos indivíduos entrevistados. Foi possível observar que as sensações de conforto e desconforto térmico durante os dias de estudo não se limitaram apenas às variáveis microclimáticas e foram fortemente influenciadas pelas variáveis condicionadas pela circulação atmosférica associada ao clima regional.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.