A CARTOGRAFIA SOCIAL COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: A PESQUISA COLABORATIVA EM AÇÃO

Autores

  • Francisco Kennedy Silva dos Santos UFPE
  • Josias Ivanildo Flores de Carvalho UFPE
  • Valdemira Pereira Canêjo UFPE
  • Laryssa de Aragão Sousa UFPE

Resumo

O presente artigo constitui os resultados de uma pesquisa-formação de cunho colaborativo, elegendo a Cartografia Social como campo de possibilidade para a mediação de saberes e a construção do pertencimento do lugar. A pesquisa colaborativa compreendeu atividades de produção do conhecimento realizadas por seis alunos do curso de licenciatura em Geografia, bolsista de iniciação à docência do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) da UFPE. O mergulho no campo de ação contribuiu para mudar qualitativamente a realidade da atividade docente dos professores de Geografia de uma escola da rede pública estadual de ensino e por meio dela, os licenciandos, ao conceber a realidade estudada como seu objeto de investigação, além de aproximar a universidade da escola e a teoria da prática, construíram conhecimentos com base em contextos reais, escrevendo, explicando e intervindo nesta realidade, o que possibilitou contribuir para transformar, de forma coerente e significativa, tal realidade, já que se instaura um processo produtivo de reflexão, de indagação e teorização das práticas profissionais dos educadores e discentes e das teorias que guiam suas práticas.

Biografia do Autor

Francisco Kennedy Silva dos Santos, UFPE

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE; Líder do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação-GPECI/UFPE.

Josias Ivanildo Flores de Carvalho, UFPE

Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES); Colaborador do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação-GPECI/UFPE.

Valdemira Pereira Canêjo, UFPE

Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES); Colaborador do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação-GPECI/UFPE.

Laryssa de Aragão Sousa, UFPE

Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES); Colaborador do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação-GPECI/UFPE.

Downloads

Publicado

14.07.2016

Como Citar

Silva dos Santos, F. K., Flores de Carvalho, J. I., Canêjo, V. P., & Sousa, L. de A. (2016). A CARTOGRAFIA SOCIAL COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: A PESQUISA COLABORATIVA EM AÇÃO. Revista De Geografia, 33(2). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229272

Edição

Seção

Notas de Pesquisa