A CARTOGRAFIA SOCIAL COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: A PESQUISA COLABORATIVA EM AÇÃO

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Josias Ivanildo Flores de Carvalho, Valdemira Pereira Canêjo, Laryssa de Aragão Sousa

Resumo


O presente artigo constitui os resultados de uma pesquisa-formação de cunho colaborativo, elegendo a Cartografia Social como campo de possibilidade para a mediação de saberes e a construção do pertencimento do lugar. A pesquisa colaborativa compreendeu atividades de produção do conhecimento realizadas por seis alunos do curso de licenciatura em Geografia, bolsista de iniciação à docência do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) da UFPE. O mergulho no campo de ação contribuiu para mudar qualitativamente a realidade da atividade docente dos professores de Geografia de uma escola da rede pública estadual de ensino e por meio dela, os licenciandos, ao conceber a realidade estudada como seu objeto de investigação, além de aproximar a universidade da escola e a teoria da prática, construíram conhecimentos com base em contextos reais, escrevendo, explicando e intervindo nesta realidade, o que possibilitou contribuir para transformar, de forma coerente e significativa, tal realidade, já que se instaura um processo produtivo de reflexão, de indagação e teorização das práticas profissionais dos educadores e discentes e das teorias que guiam suas práticas.

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