O desenho do novo rural: o caso do distrito de Arroio Grande-Santa Maria/RS

Tatiane Almeida Netto, Janete Webler Cancelier, Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad

Resumo


Este trabalho tem por objetivo sistematizar cartograficamente como o espaço rural está se transformando com a inserção da multifuncionalidade no distrito de Arroio Grande, situado no município de Santa Maria-RS. Para isso, buscou-se identificar e espacializar as atividades agrícolas e não agrícolas que caracterizam a multifuncionalidade do espaço rural do referido distrito. A metodologia foi baseada em tipologias da agricultura familiar identificadas através de entrevistas semiestruturadas e da análise das ocupações rurais não agrícolas evidenciadas por observação direta, além da revisão bibliográfica. A técnica de geoprocessamento possibilitou uma nova condição de armazenamento e manipulação de dados espaciais e socioeconômicos, onde, através do diagnóstico das tipologias das ocupações rurais agrícolas e não agrícolas identifica-se o desenho do novo rural.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229283

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

DOAJ
ROADDRJI

PERIÓDICOS CAPES

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.