Educação Geográfica e Ciberespaço: convergência entre o conhecimento e as redes

Autores

  • Francisco Kennedy Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Mateus Ferreira Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229322

Resumo

O presente artigo, de natureza teórica, pretende apresentar alguns apontamentos quanto a educação geográfica e ciberespaço, revelando como esta convergência pode mobilizar saberes e possibilitar a construção de conhecimentos significativos entre professores e alunos em um contexto educacional e tecnológico. O papel revolucionário apresentado pela internet tem criado diferentes percepções nos indivíduos quanto as suas experiências desenvolvidas no cenário-mundo, as redes digitais têm dado voz as pessoas e colaborado para que todos sejam construtores de um novo mundo, nesse caso virtual, sem barreiras geográficas para as relações sociais e o desenvolvimento da intersubjetividade. Neste sentindo é necessário pensar no ensino de geografia que atenda as demandas atuais, refletindo sobre novos métodos que beneficiem o aluno para que se reconheça como agente socialmente crítico e reflexivo que constrói novas espacialidades e transforma outras.

Palavras-chave: Redes Digitais, Ciberespaço, Geografia Escolar, Informação, Conhecimento.

Biografia do Autor

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Professor e pesquisador do Programa de Pos-Graduacao em Geografia da UFPE. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI/UFPE/CNPQ).

Mateus Ferreira Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Discente de mestrado no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. Colaborador do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação-GPECI/UFPE.

Downloads

Publicado

06.01.2017

Como Citar

dos Santos, F. K. S., & Santos, M. F. (2017). Educação Geográfica e Ciberespaço: convergência entre o conhecimento e as redes. Revista De Geografia, 34(1). https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229322

Edição

Seção

Artigo Científico