AVALIAÇÃO DA TEMPERATURA APARENTE DE SUPERFÍCIE NA ZONA CENTRAL DE UMUARAMA, PARANÁ NO PERÍODO DE 22/04/2013 À 25/04/2014

Renan Valério Eduvirgem, Paulo José Moraes Monteiro e Teixeira Germano

Resumo


O presente trabalho tem o propósito de identificar a variação da temperatura aparente de superfície na Zona Central da cidade de Umuarama, Paraná, concomitante as suas relações com a atual morfologia urbana. As temperaturas da área de estudo (Zona Central) foi analisada por meio da utilização de imagens do satélite Landsat 8, banda 10 (infravermelho termal) correspondente ao período 22/04/2013 à 25/04/2014. Ao chegar aos resultados é possível afirmar que as imagens de satélites proporcionam dados referentes as temperaturas de superfícies da área estudada, na qual foi possível averiguar diferentes temperaturas, como também pontos discrepantes, devido à distribuição da vegetação urbana e a configuração morfológica. Com os dados obtidos neste estudo, foi possível concluir que a vegetação viária, praças e a morfologia urbana, são os agentes que proporcionam valores de temperaturas de superfície heterogêneas na Zona Central.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

DOAJ
ROADDRJI

PERIÓDICOS CAPES

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.