DINÂMICA TERRITORIAL DO LITORAL MERIDIONAL DO ESTADO DE ALAGOAS - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229367Resumo
Buscamos investigar a influência do turismo na organização territorial do litoral meridional do estado de Alagoas, considerando as alterações e relações espaciais produzidas sobre uma estrutura ambiental e socioeconômica, dominada tradicionalmente pela agricultura da cana-de-açúcar e do coco. A abordagem teórica/conceitual circunscrita a esta investigação está estruturada no tripé Geografia, Análise Ambiental e Geoprocessamento, pela vinculação existente entre a pesquisa ambiental, os Sistemas Geográficos de Informação (SGI) e os princípios científicos que norteiam a ciência geográfica. A ênfase da investigação recai sobre a realização de análises de situações ambientais relevantes identificadas, geograficamente discerníveis sobre o território. Para realização desta pesquisa utilizou-se metodologia de Análise Ambiental desenvolvida pelo Laboratório de Geoprocessamento do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que criou o SAGA - Sistema de Análise Geo-Ambiental. Este SGI permite realizar as análises (diagnósticos e prognósticos) sobre uma base de dados georreferenciada, previamente inventariada e armazenada em meio digital. A base de dados constitui-se de diversos mapas temáticos e sobre esta base foram realizadas planimetrias, análises prospectivas (assinaturas ambientais) e evolutivas (monitoramento) e avaliações ambientais das situações ambientais identificadas. Estas avaliações conduziram à delimitação de áreas potenciais conflitantes, entre turismo e a agricultura dominante, demonstrando a ocorrência de situações de disputa territorial por recursos geoambientais, traduzindo-se em novas relações territoriais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.