ESTIMATIVA DOS COMPONENTES DO BALANÇO HÍDRICO NA SUB-BACIA DO RIO ARAPEPÓ COM O MODELO SWAT

Autores

  • Joyse Tatiane Souza dos Santos Universidade Federal do Pará
  • Adriano Marlisom Leão de Sousa Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Hildo Giuseppe Garcia Caldas Nunes Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Ana Karla Pontes dos Santos Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Paulo Vinicius Caldas da Silva Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229428

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o balanço hídrico da sub-bacia do rio Arapepó, localizadana Vila de Cuiarana, em Salinópolis, no estado do Pará, com o modelo Soil and Water Assessment Tool (SWAT). A análise foi feita através da comparação entre o fluxo do rio simulado, pelo modelo e o fluxo do rio observado no local, no período de janeiro de 2008 a abril de 2014, utilizando dados meteorológicos de uma estação micrometeorologica, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), da Agência Nacional de Água (ANA) e de dados geocartográficos. Os resultados evidenciaram valores de Coeficiente de Eficiência (COE) de 0,68, um Desvio Padrão (Dv) de 18,68, um Coeficiente de Massa Residual (CMR) de 0,2 e um Erro Médio (EM) de -0,1. Os componentes do ciclo hidrológico gerados pelo modelo mostraram resultados coerentes de quantidade de água no solo (SW), escoamento superficial (SURQ), escoamento subterrâneo (GW_Q) e evapotranspiração (Et). Conclui-se que o uso do modelo em sub-bacias não monitoradas é possível, podendo obter um balanço hídrico bastante coerente e próximo da realidade.

Biografia do Autor

Joyse Tatiane Souza dos Santos, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Geografia Licenciatura/Bacharelado, pelo Instituto de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará (UFPA/2009). Curso Técnico em Fotogrametria, na área de Geomática e Cartografia, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/2008), Especialista em Gestão e Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Pará (UEPA/2010), Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA/2012). Atualmente aluna de Doutorado em Ciências Ambientais, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência em Modelagem Hidrográfica, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Licenciamento de Atividades Rurais.

Adriano Marlisom Leão de Sousa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (2003), Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (2005) e Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - IPH (2010). É Professor da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPA, e membro (autor colaborador) do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Micrometeorologia, Sensoriamento Remoto e Recursos Hidricos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Amazônicos, Meteorologia nos Tropicos, agrometeorologia, Hidrologia, Sensoriamento Remoto e Wavelets séries temporais.

Hildo Giuseppe Garcia Caldas Nunes, Universidade Federal Rural da Amazônia

BACHAREL EM METEOROLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA/2008) E MESTRE EM CIÊNCIAS FLORESTAIS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA/2013), NA ÁREA DE MANEJO DE ECOSSISTEMAS FLORESTAIS E BACIAS HIDROGRÁFICAS. POSSUI EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE GEOCIÊNCIAS, COM ÊNFASE EM MICROMETEOROLOGIA, HIDROMETEOROLOGIA, AGROMETEOROLOGIA, BIOMETEOROLOGIA, CLIMATOLOGIA E ENERGIA RENOVÁVEL. ATUA COMO PESQUISADOR COLABORADOR DO PROGRAMA LARGE SCALE BIOSPHERE-ATMOSPHERE EXPERIMENT IN AMAZONIA (LBA) E NO PROJETO DE REABILITAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DA MICROBACIA DO RIO GUAMÁ NO INSTITUTO SÓCIO AMBIENTAL DE RECURSOS HÍDRICOS (ISARH) NA UFRA. POSSUO EXPERIÊNCIA EM PROGRAMAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ESTAÇÕES AUTOMÁTICAS, SALDO DE RADIAÇÃO, FLUXO DE CARBONO, INSOLAÇÃO, PRECIPITAÇÃO, TEMPERATURA E UMIDADE RELATIVA DO AR EM FLORESTA PRIMÁRIA E/OU OUTROS ECOSSISTEMAS.

Ana Karla Pontes dos Santos, Universidade Federal Rural da Amazônia

Acadêmica de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Atuando como bolsista de Iniciação Científica, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) CNPq, na área de Meteorologia e Mudanças Climáticas, no Laboratório de Modelagem HidroClimático da Amazônia. Foi bolsista CAPES/Ciência sem Fronteiras durante 1 (um) ano e 4 (quatro) meses, Agosto - 2013 à Dezembro - 2014, nos Estados Unidos da América. Lá, estudou na Universidade do Maine (UMaine), onde concluiu o Curso Intensivo de Inglês, atingindo assim a fluência da língua Inglesa. Na Universidade do Maine pôde cursar matérias não disponíveis na Universidade Federal Rural da Amazônia. Possui experiência nas áreas: Bioquímica, Química e Qualidade de Água, Climatologia e Meteorologia. Tem aptidão por atividades empreendedoras, é atual presidente da Empresa Júnior do curso Engenharia Ambiental e Energias Renováveis da UFRA - Ekon Jr e já foi membro do time Enactus UFRA.

Paulo Vinicius Caldas da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

cursa o sétimo período do curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis na Universidade Federal Rural da Amazônia ? UFRA e é aluno bolsista de iniciação científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) ? UFRA. Foi aluno bolsista de graduação sanduíche no exterior por um período de um ano e quatro meses do Programa Ciências sem Fronteiras do Governo Federal. Tendo realizado seu intercâmbio na Universidade de Maine (University of Maine) nos Estados Unidos da América durante o período entre agosto de 2013 e dezembro de 2015. Além de ter sido monitor de Cálculo Diferencial e Integral da Universidade Federal Rural da Amazônia no ano de 2013.

Downloads

Publicado

18.12.2018

Como Citar

Santos, J. T. S. dos, Sousa, A. M. L. de, Nunes, H. G. G. C., Santos, A. K. P. dos, & Silva, P. V. C. da. (2018). ESTIMATIVA DOS COMPONENTES DO BALANÇO HÍDRICO NA SUB-BACIA DO RIO ARAPEPÓ COM O MODELO SWAT. Revista De Geografia, 35(5), 103–116. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229428

Edição

Seção

Artigo Científico