ESTIMATIVA DOS COMPONENTES DO BALANÇO HÍDRICO NA SUB-BACIA DO RIO ARAPEPÓ COM O MODELO SWAT
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229428Resumo
O objetivo do estudo foi analisar o balanço hídrico da sub-bacia do rio Arapepó, localizadana Vila de Cuiarana, em Salinópolis, no estado do Pará, com o modelo Soil and Water Assessment Tool (SWAT). A análise foi feita através da comparação entre o fluxo do rio simulado, pelo modelo e o fluxo do rio observado no local, no período de janeiro de 2008 a abril de 2014, utilizando dados meteorológicos de uma estação micrometeorologica, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), da Agência Nacional de Água (ANA) e de dados geocartográficos. Os resultados evidenciaram valores de Coeficiente de Eficiência (COE) de 0,68, um Desvio Padrão (Dv) de 18,68, um Coeficiente de Massa Residual (CMR) de 0,2 e um Erro Médio (EM) de -0,1. Os componentes do ciclo hidrológico gerados pelo modelo mostraram resultados coerentes de quantidade de água no solo (SW), escoamento superficial (SURQ), escoamento subterrâneo (GW_Q) e evapotranspiração (Et). Conclui-se que o uso do modelo em sub-bacias não monitoradas é possível, podendo obter um balanço hídrico bastante coerente e próximo da realidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.