ESTIMATIVA DOS COMPONENTES DO BALANÇO HÍDRICO NA SUB-BACIA DO RIO ARAPEPÓ COM O MODELO SWAT
DOI :
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229428Résumé
O objetivo do estudo foi analisar o balanço hídrico da sub-bacia do rio Arapepó, localizadana Vila de Cuiarana, em Salinópolis, no estado do Pará, com o modelo Soil and Water Assessment Tool (SWAT). A análise foi feita através da comparação entre o fluxo do rio simulado, pelo modelo e o fluxo do rio observado no local, no período de janeiro de 2008 a abril de 2014, utilizando dados meteorológicos de uma estação micrometeorologica, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), da Agência Nacional de Água (ANA) e de dados geocartográficos. Os resultados evidenciaram valores de Coeficiente de Eficiência (COE) de 0,68, um Desvio Padrão (Dv) de 18,68, um Coeficiente de Massa Residual (CMR) de 0,2 e um Erro Médio (EM) de -0,1. Os componentes do ciclo hidrológico gerados pelo modelo mostraram resultados coerentes de quantidade de água no solo (SW), escoamento superficial (SURQ), escoamento subterrâneo (GW_Q) e evapotranspiração (Et). Conclui-se que o uso do modelo em sub-bacias não monitoradas é possível, podendo obter um balanço hídrico bastante coerente e próximo da realidade.Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Joyse Tatiane Souza dos Santos, Adriano Marlisom Leão de Sousa, Hildo Giuseppe Garcia Caldas Nunes, Ana Karla Pontes dos Santos, Paulo Vinicius Caldas da Silva 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.