BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS: A “PRESENÇA DE AUSÊNCIAS” NO AGRESTE PERNAMBUCANO – A INFÂNCIA ESCONDIDA NA PAISAGEM ARTESÃ
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.234427Resumo
Em cidades do Agreste pernambucano como Gravatá e Bezerros, artesãos brinquedistas revisitam suas memóriasinfantes e ao mesmo tempo alimentam o mercado enfraquecido dos artesanatos lúdicos. Os brinquedos que
ainda hoje são capazes de povoar calçadas e quintais nos momentos de lazer, podem também representar
tradições e formas de brincar profundamente enraizadas em certos territórios. Neste sentido, com respaldo
significativo da geografia e a psicologia, este trabalho se propôs a refletir sobre as tramas lúdicas aproximandoas
de conceitos como presenças de ausências, lugares de memória e patrimônio afetivo. Aliado a isto, tendo por
base a pesquisa de campo nas citadas cidades, pôde-se interpretar a paisagem artesã notadamente diversa em
temas, tipologias, cores, símbolos e significados, destacando o papel dos mestres artesãos, que ajudam a
fortalecer laços afetivos e identidades culturais através de seu ofício.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.