MINECRAFT COMO FERRAMENTA DE VISUALIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA PAISAGEM DE INTERESSE PARA A GEODIVERSIDADE DE MINAS GERAIS - MG

Ítalo Sousa de Sena, Bráulio Magalhães Fonseca, Bruno Amaral de Andrade, Ana Clara Mourão Moura

Resumo


A paisagem é composta por uma série de fenômenos e estruturas que se relacionam a partir da troca de energia e matéria. A geodiversidade compõe a porção abiótica deste sistema, dando suporte à vida e às atividades antrópicas. Compreender esta relação possibilita que possamos interagir com a paisagem de forma mais coesa, considerando suas singularidades e seus valores patrimoniais, tal como ocorre com o patrimônio geomorfológico. Esta pesquisa teve como foco a decodificação destes valores paisagísticos sob a ótica da geomorfologia, utilizando o geogame Minecraft, a fim de favorecer a construção de mapas mentais a partir do aprendizado baseado em jogos. A representação da paisagem de forma virtual possibilita decompô-la, evidenciando as parcelas de interesse que a compõe, contribuindo para a percepção dos valores a ela associados. Para tal, foi proposto um roteiro virtual pelas paisagens da Serra do Caraça, Carste de Lagoa Santa e Serra da Canastra a partir do jogo Minecraft.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

DOAJ
ROADDRJI

PERIÓDICOS CAPES

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.