ATRIBUTOS QUÍMICOS DE COBERTURAS SUPERFICIAIS E SUAS CORRELAÇÕES COM PALEOSUPERFÍCIES FLUVIAIS HOLOCÊNICAS NO BAIXO PARAÍBA DO SUL (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.238213Resumo
O trabalho integra os estudos que vêm sendo desenvolvidos em duas áreas do sudeste brasileiro, cujo objetivo é tecer relações entre as coberturas superficiais associadas a baixos terraços fluviais, fluviomarinhos e marinhos com pulsações climáticas holocênicas. Foram avaliados valores de CTC e V% de 10 amostras de coberturas superficiais coletadas em níveis de baixos terraços fluviais no baixo Paraíba do Sul, a fim de investigar correlações entre parâmetros químicos e a geocronologia dos ajustes fluviais conduzidos por pulsos climáticos holocênicos. Os resultados sugerem que as técnicas para correções de acidez dos solos influenciaram nos valores de CTC e de V% das amostras coletadas, inviabilizando correlações geocronológicas com paleosuperfícies fluviais. Assim, os resultados não sustentam que parâmetros químicos possam ser utilizados como marcadores de ajustes no sistema fluvial, embora aspectos geomorfológicos dos baixos terraços indiquem episódios de entrincheiramento e deposição.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.