ANÁLISE DE FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA DA BARRAGEM CAMARÁ, AREIA (PB)
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.238221Resumo
O presente trabalho foi feito na bacia hidrográfica da Barragem Camará localizada no Município de Areia (PB). Esta barragem teve um rompimento no ano de 2004, o que trouxe a perspectiva de analisar a situação dessa bacia atualmente, pois, sabendo que uma bacia hidrográfica além de fazer captação da água de chuva, é também o palco que ocorre a produção de sedimento, justifica os estudos voltados a identificação de áreas propensas à erosão. Dessa forma, entender as áreas com maiores indícios de fragilidade, traz à luz a perspectiva de desenvolver gestões para recuperação ou preservação de áreas susceptíveis à erosão. A metodologia consiste numa adaptação de ROSS (1994), CREPANI (1996) e ROMANO (2016), no intuito de atingir aos objetivos levantados por este trabalho. Concluindo que a barragem possui 4 pontos mais susceptíveis à erosão, cada um com uma característica similar, desenvolvida pela interação dos elementos do sistema ambiental associados ao fator antrópico.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.