Influência do uso do solo em parâmetros climáticos de São Bentinho-PB
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.240843Palavras-chave:
antropização; uso do solo; semiárido brasileiro.Resumo
As necessidades humanas atreladas ao crescimento populacional implicam sobre o consumo dos recursos naturais, tornando-os insuficientes. O presente trabalho tem como objetivo fazer um estudo comparativo entre 5 pontos de um raio de 30 m2 na zona rural, localizados no município de São Bentinho-PB, no que diz respeito à diferença entre os dados de temperatura e umidade relativa do ar, levando em consideração os usos do solo. A metodologia utilizada consistiu em fazer uma comparação entre os valores de temperatura e umidade do ar de cinco pontos amostrais de usos do solo diferentes. Para tal objetivo, coletou-se dados de temperatura e umidade relativa do ar por meio de aparelho digital termo-higrômetro, durante os meses de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019. Para determinar o uso do solo, utilizou-se imagens de satélites Landsat 5 e classificou-se as imagens por meio da classificação supervisionada no Qgis e elaborou-se os mapas de cada uma das amostras. Os dados determinados foram comparados na intenção de explicar as diferenças observadas no uso do solo. Observou-se uma temperatura do ar mais elevada e uma menor UR para o ponto 2. O ponto com o uso do solo mais diferente do natural foi o ponto 2 com 78% do solo exposto. Dos resultados conclui-se que o uso do solo tem influência positiva no aumento nos parâmetros climáticos observados.Referências
BRASIL. Lei n. 12.651, de 25 de maio de 2012. Institui o Novo Código Florestal. Disponível em http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/Leis/L4771.htm. Acesso em 28 junho de 2019.
CORAZZA, R.; NECKEL, A.; CAMBRUSSI, L.P. Avaliação das mudanças no uso do solo em áreas rurais no município de Passo Fundo/RS entre 1989 e 2011 com uso de imagens Landsat TM-5. Revista de Arquitetura IMED, Passo Fundo, vol. 7, n. 1, p. 68-83, 2018.
FOGLIATTI, M.C.,FILIPPO,S.;GOUDARD,B. Avaliação de impactos ambientais: aplicação aos sistemas de transporte. Rio de Janeiro: Interciência, 2004.
GÜLERSOY, Ali Ekber. Farkli Uzaktan Algilama Teknikleri Kullanilarak Arazi Örtüsü/Kullaniminda meydana gelen değişimlerin incelenmesi: Manisa Merkez Ilçesi Örneği (1986-2010).Turkish Studies: International Periodical for theLanguages, Literature and History of Turkish or Turkic,Turkey, v. 8, n. 8, p.1915-1934, ago. 2013.
BGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo de 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em 12 de jul. 2014.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE). Disponível em: http://www.inpe.br/. Acesso em 15Mar 2014.
LEAL,G. C. S. de G.; FARIAS, M. S. S. de; ARAUJO, A. de F.O processo de industrialização e seus impactos no meio ambiente urbano. QUALIT@S Revista Eletrônica. ISSN 1677-4280 V.7, n.1, 2008
LIMA, B. R. de O. Poluentes da atmosfera urbana e a influência dos sistemas meteorológicos na quantificação destes compostos no município de Ourinhos/SP. REVISTA GEONORTE, Edição Especial, V.2, N.4, p.1035 –1047, 2012.
PIRES, D. O. Inventário de Emissões Atmosféricas de Fontes Estacionárias e sua Contribuição para a Poluição do Ar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2005. 194 f. VI, 188p. Tese -Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE. 2005.
SCHIAVO, B. N. de V.; TERRA, L. G.; DUARTE, M. M.; GATIBONI, T. N. Uso de imagens orbitais multitemporais para caracterização de uso e ocupação da terra no município de São Borja. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental Santa Maria, v. 19, n. 2, mai-ago. 2015, p. 1526-1534.
SILVEIRA, M. H. D.; PEREIRA, L. R. Influência da arborização urbana no microclima de duas áreas na região central de Rondonópolis –MT. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer -Goiânia, vol.7, N.13, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria de Fátima Araújo Alves, Silvana Nóbrega de Andrade, Guilherme Veloso da Silva, Marcelo Augusto Rocha Limão, Nauam Ribeiro Marques Cirilo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.