NA CAPITAL E NO INTERIOR: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Lucilene Ferreira De Almeida, Victor Régio da Silva Bento

Resumo


O presente trabalho traça um panorama sobre as diferentes formas de organização e prática do Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Acre, no recorte temporal 2014-2018. Esta instituição federal de ensino superior oferta seus cursos de graduação em diferentes modalidades, de acordo com as necessidades dos programas e projetos vinculados. Destacamos neste artigo os desafios de ministrar o estágio no curso regular de Licenciatura em Geografia, situado no campus de Rio Branco, assim como no projeto de interiorização, no município de Sena Madureira e em um Programa de Formação de Professores, ministrado no município de Cruzeiro do Sul. Como recurso metodológico, além das análises das normativas que regulamentam este componente curricular, foram analisadas as vivências dos estagiários no espaço escolar e o processo de construção do relatório final da disciplina. Espera-se que este texto contribua para reflexões e atuações nos planejamentos e desenvolvimento dos estágios supervisionados em cursos de licenciatura, bem como para a construção dos Projetos Curriculares, tendo em vista a importância deste componente para a formação docente.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Geografia; Ufac.


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