Organização produtiva e estratégias para a reprodução social: o caso do assentamento Filhos de Sepé, Viamão/RS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.248158

Parole chiave:

Assentado, Agricultura familiar, Produção orgânica, Assentamento Filhos de Sepé, Viamão/RS

Abstract

Este trabalho objetiva compreender a organização produtiva e as estratégias adotadas para a reprodução social do Assentamento Filhos de Sepé, Viamão/RS. Está embasado em análise qualitativa. Os procedimentos metodológicos são: levantamento e análise do material bibliográfico; coleta de dados primários através de trabalhos de campo; análise e organização realizando o cruzamento dos dados e das informações. Toda a produção do assentamento é orgânica. Entre as estratégias de produção e reprodução social destaca-se o cultivo de arroz, hortaliças, frutas, agroindústrias e o cultivo diversificado para autoconsumo. Ainda que a organização produtiva venha possibilitando a reprodução social, as políticas públicas e os programas são essenciais na garantia do acesso ao mercado.

Biografie autore

Helena Maria Beling, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui Graduação em Geografia Licenciatura (2014) e Mestrado em Geografia (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) pela mesma instituição. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET) desde o ano de 2012. Tem experiência e atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Atuando, principalmente, nos temas da Geografia Agrária e Educação do Campo.

Janete Webler Cancelier, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Especialização em Docência para o Ensino Superior em Geografia pela UNOCHAPECÓ (2005). Graduação em Geografia - Licenciatura pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2003), graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2007), Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano, meio ambiente, agricultura familiar, geografia agrária e educação do campo.

Carmen Rejane Flores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), doutorado em Geografia Revalidação de Título no Exterior pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Geografia e Ciências do Território - Universidad de Córdoba - Espanha (2001). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, educação do campo, educação e agricultura. É Docente permanente e pesquisadora do Programa de Pos-Graduação em Geografia da UFSM, orienta no Curso de Mestrado e Doutorado, em temas relacionados a Agricultura Familiar Camponesa, Agricultura e estratégias de produção Sustentáveis, Agroecologia, Moviemntos Sociais e Educação do Campo.

Pubblicato

2021-04-27

Come citare

Beling, H. M., Cancelier, J. W., & Flores, C. R. (2021). Organização produtiva e estratégias para a reprodução social: o caso do assentamento Filhos de Sepé, Viamão/RS. Revista De Geografia, 38(1), 400–421. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.248158

Fascicolo

Sezione

Artigo Científico