A geopolítica dos alimentos, uma perspectiva da fome à soberania alimentar: as experiências agroecológicas das camponesas no Cariri - CE

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.251787

Parole chiave:

Alimentação, Mulheres Camponesas, Agroecologia, Soberania Alimentar, Cariri-CE

Abstract

A questão da alimentação sempre foi um tema de suma importância, visto que é uma das necessidades fundamentais do ser humano e se apresenta como um direito inalienável. Além do fator biológico, o alimento é um conjunto de determinações simbólicas e afetivas que se remetem à apropriação do território, às relações sociais, culturais e de trabalho. Logo as configurações desses territórios estão atreladas ao direito humano à alimentação sadia e adequada de acordo com a idade, gênero, localização geográfica e à soberania alimentar. Então no presente artigo objetivamos investigar as experiências agroecológicas das mulheres camponesas na região do Cariri - CE e sua relevância para a soberania alimentar em um contexto regional. Assim como também analisar as estratégias de organização, gerenciamento dos agroecossistemas e implementação de feiras agroecológicas.Utilizamos uma metodologia qualitativa baseada em levantamento bibliográfico, pesquisa documental, trabalho de campo, entrevistas semiestruturadas, registros fotográficos e audiovisual.Ademais discutimos o papel das mulheres para o fortalecimento da soberania alimentar em níveislocais e em redes. Por fim verificamos que na região do cariri cearense as experiências agroecológicas realizadas camponesas vêm se mostrando uma alternativa para a produção de alimentos com qualidade, segurança e mais acessibilidade à população.

Biografie autore

Bruna Dayane Xavier de Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduação - Lincenciatura em Geografia (Universidade Federal do Ceará - UFC) Mestra em Meio Ambiente ( PRODEMA - UFC)Doutoranda em Geografia pelo programa de pós graduação em Geografia (Universidade Federal do Ceará - UFC).

Izabela Cristina Gomes da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará.

Riferimenti bibliografici

ARRUZA, Cinzia.; BHATTACHARYA,Titchi.; FRASER, Nancyr. Feminismo para os 99%: Um Manifesto. São Paulo: Boitempo, 2019.

BARBOSA, Lia P. ROSSET, Peter M. Territorialização da Agroecologia na Via Campesina. In: Revista ECOECO-Agroecologia, 2019. p. 46

BARTRA, A. Os camponeses em questão. In: Os novos camponeses. São Paulo: Cultura Acadêmica; Cátedra Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Rural, 2011. Pp. 65-114.

CARNEIRO, Henrique. Comida e Sociedade: uma história da alimentação. Rio de Janeiro: ELSEVIER, 2003.

CASTRO, Josué. Geopolítica da Fome. São Paulo: editora Brasiliense, 1965.

CASTRO, Josué. A geografia da Fome. Editora Civilização Brasileira: São Paulo, 2006.

COSTA, M. B. B. Agroecologia no Brasil: história, princípios e práticas. São Paulo: Expressão popular, 2017.

DUTRA; W.; DUTRA, C, P. A reprodução do capital no campo e o território da resistência do campesinato: o movimento dos pequenos agricultores (MPA) na Bahia. In: Campo-Território, Revista de Geografia Agrária, v.3, n. 5, p. 195213, fev. 2008.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Territórios y soberanía alimentaria. In: Revista Alasru. Revista latinoamericana de estudo rurales. 2017, vol 2, nº03.

FEDERICI, Silvia. O ponto Zero: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. Tradução: Coletivo Sycorax. Editora Elefante: São Paulo, 2019

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Editora L&PM: São Paulo, 2010.

HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multi- territorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

KOROL, Claudia. Somos tierra, semillas y rebeldía: mujeres, tierra y territorioen América Latina.GRAIN - FundaciónIntomar - OXFAM, 2016.

JALIL. Laeticia, M. Mulheres e Soberania Alimentar: A luta para transformar o meio rural. Programa de Pós - Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2009.

MARQUES. Marta. I. M. Agricultura e campesinato no mundo e no Brasil. In: PAULINO, Eliane. T. e FABRINI, J.F. (orgs.). Campesinato e territórios em disputa. Expressão Popular: UNESP, Programa de Pós Graduação em Geografia. 2008.

MACHIN SOSA, Braulio et al. A revolução agroecológica: o método camponês a camponês na ANAP em Cuba. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

MALUF, R. J. Segurança alimentar e nutricional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos -filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.

MCMICHAEL, P. Regimes alimentares e questões agrárias. São Paulo: Editora UNESP, 2016.

MENEZES, Edith Oliveira. O Cariri Cearense. In: SILVA, J. Borzacchiello da. et al. Ceará: um novo olhar geográfico. Fortaleza: Ed. Demócrito Rocha, 2007.

PAULINO, Eliane T. Por uma geografia dos Camponeses. São Paulo: Editora UNESP, 2012.

PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

RIGOTTO, Raquel M; AGUIAR, A. C. P. Modelo produtivo do agronegócio, agrotóxicos e saúde humana. In: Júnior, M. A. M.; GARCIA, Maria Franco (Orgs) A questão agrária no século XXI: escalas, dinâmicas e conflitos territoriais. São Paulo.

ROSSET, Peter M. A história das ideias de um movimento camponês transnacional. In: Revista Tensões Mundiais. V14. nº. 27. Editora: EDUECE, Fortaleza, 2018.

ROSSET, P. La reforma agrária, latierra y el território:elevolucióndel pensamento de La Vía Campesina. In: Mundo Agrário, vol 17. Nº 35, 2016.

SAMPAIO, José L. F. A fome e as duas faces do estado do Ceará. Tese de Doutorado em Geografia. Universidade de São Paulo, 1999.

SCHIMITH, C. J. Transição Agroecológica e desenvolvimento rural: um olhar a partir da experiência brasileira. In: SAUER, S.; B ALESTRO, M. V. Agroecologia e os desafios da transição agroecológica. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p. 177203.

SILIPRANDI, Emma. Mulheres e Agroecologia: transformando o campo, as florestas e as pessoas.Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015.

SHANIN, T. La classe incomoda – Alianza Editorial – Madrid, 1983.

SILVA, Judson Jorge da. Caldeirão e Assentamento 10 de abril: passado e presente na luta por terra no Cariri cearense. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Geografia, Fortaleza, 2010.

VIA CAMPESINA. NGO ForumDeclaration in the World Food Summitof, FAO (Rome+5).Roma, junho de 2004.

Pubblicato

2021-11-24

Come citare

Araújo, B. D. X. de, & Silva, I. C. G. da. (2021). A geopolítica dos alimentos, uma perspectiva da fome à soberania alimentar: as experiências agroecológicas das camponesas no Cariri - CE. Revista De Geografia, 38(4), 261–282. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.251787