A Atuação das ONGs na Primeira Fase do Movimento Ambiental em Sergipe 1983-1992

Autores

  • Matheus Pereira Mattos Felizola Prof. Dr.Matheus Pereira Mattos Felizola Universidade Federal de Sergipe - UFS Departamento de Comunicação Social- DCOS Curso de Publicidade e Propaganda Twitter: Matheus Felizola Facebook: Matheus Pereira Mattos Felizola Whatsapp: Matheus Felizola MSN: matheusfelizola@infonet.com.br Email: matheus.felizola.marketing@gmail.com
  • Fernando Bastos Costa Doutor em Ciências Sociais, vinculado ao doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Palavras-chave:

Palavras-chave, Ambientalismo, Movimentos Sociais e ONGs

Resumo

A pesquisa em tela teve por objetivo principal estudar o surgimento, o papel, e a estrutura dos movimentos ambientais sergipanos entre 1983 e 1992. Período histórico que vai do surgimento das primeiras organizações ambientais no estado até o ano de 1992, que atraiu a atenção mundial para o problema do meio ambiente na conferência do Rio de Janeiro. Esse objetivo foi norteado pela questão principal da pesquisa, que foi analisar a relação entre a missão, a estrutura e a ação das Organizações Ambientalistas em Sergipe no período histórico de nove anos. A pesquisa surgiu da necessidade de mapear e avaliar criticamente o movimento ambiental em Sergipe observando desde o seu surgimento, até a eclosão da Rio 92, que modificou o formato e a atuação das ONGs no Brasil. Os procedimentos metodológicos focaram a pesquisa bibliográfica, levantamento nos jornais sergipanos, análise detalhada de nove “movimentos” selecionados e entrevistas em profundidade, semi-estruturadas, com atores sociais ligados ao tema. Como conclusão, observou-se que o ambientalismo em Sergipe, desde o seu surgimento, esteve associado ao resgate da consciência com relação ao meio ambiente, no combate a problemas de degradações locais, e na busca por uma legitimidade da opinião pública. E que nessa primeira fase denominada por muitos de “romântica” o movimento ambiental em Sergipe, galgou seus primeiros passos que foram fundamentais para a institucionalização das discussões ambientais no Estado e para o surgimento do Partido Verde.

Downloads

Publicado

2012-10-21

Edição

Seção

Movimentos Sociais na Cidade e no Campo