Cooperação Intermunicipal de Interface Multisetorial Direta e Desenvolvimento Metropolitano Sustentável: conceitos e perspectivas de análise em governança metropolitana

Autores

  • Juliano Varela de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Ouricuri.

Palavras-chave:

Cooperação, desenvolvimento metropolitano, capital social, laços fracos e laços fortes.

Resumo

O artigo discute os conceitos de cooperação intermunicipal e desenvolvimento metropolitano no contexto brasileiro, considerando possibilidades de reflexão teórica sobre os mesmos na tentativa de ampliá-los. Parte da discussão histórica sobre os aspectos sociais e culturais do país, engendrados desde o período colonial, que ajudam na explicação sobre as dificuldade de se implantar um associativismo territorial no Brasil. Para tanto, reflete sobre os conceitos de capital social, de Putnam e Bourdieu, e de laços fracos e laços fortes, de Granovetter numa amálgama teórica que enxerga a cooperação intermunicipal de interface multesetorial direta como uma ação institucional promovida como estratégia de governança metropolitana e colocada em prática a partir de uma proposta de desenvolvimento metropolitano sustentável.

Biografia do Autor

Juliano Varela de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Ouricuri.

Sociólogo/UFRN. Mestre em Ciências Sociais/UFRN. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano/UFPE. Professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Ouricuri.

Downloads

Publicado

2013-09-30

Edição

Seção

Planejamento e Gestão, Políticas Públicas e Cidadania