Relações entre Cidadania, Democracia e Geografia: um Diálogo Necessário e Crítico sobre uma Gestão Empreendedora em Campina Grande/PB
Resumo
O presente trabalho aborda a produção de territorialidades urbanas, partindo da cidadania enquanto nexo-territorial e da democracia como condição para sua existência, sobretudo na conjuntura pós-Estatuto da Cidade. O contexto analisado foi a cidade de Campina Grande/PB, quando da mudança na lógica de governança para o empreendedorismo urbano. Os objetivos consistiram em caracterizar a cidadania e a democracia em suas dimensões e manifestações geográficas; abordar as relações entre os direitos (civis, políticos e sociais) na formação de territorialidades urbanas junto à tendência de fragmentação na cidade estudada; e propor reflexões baseadas nas possibilidades que a cidadania e o direito à cidade podem exercer nas relações entre poder público municipal e sociedade civil. O método de abordagem escolhido foi o materialismo crítico-dialético, cujos procedimentos se deram no levantamento bibliográfico, visitas in loco de alguns bairros da cidade, com observações e entrevistas livres junto aos populares e representantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.