Desconstrução de estereótipos na escola: um bairro para além de um rótulo

Jessica Nascimento, Selma Ferreira da Silva

Resumo


Este presente trabalho é a analise dos resultados de uma possibilidade de intervenção na escola, com os alunos do ensino fundamental, localizada no bairro do Ibura. Objetivamos promover a conscientização cidadã de sujeitos históricos nos alunos, com vista a impactar nas relações com seus pares dentro da escola e na comunidade local. O Bairro do Ibura, anos 90, foi estigmatizado de lugar violento, proporcionando um preconceito sobre seus moradores, legitimando, assim, mais um processo de exclusão. A metodologia se deu por meio da sistematização do planejamento do projeto de intervenção baseado nos princípios de Educação em Direitos Humanos e posteriormente pela análise qualitativa da aplicação do projeto. O projeto consistiu em ciclos de debate com os alunos, na qual abordamos valores e os pontos positivos da comunidade local, em detrimento da abordagem indutiva tendenciosa feita pelos meios de comunicações, valorizando os moradores. Os resultados mostraram a ampliação do respeito para com o outro que compartilha do mesmo espaço, proporcionando aos alunos uma postura reflexiva, condizentes aos princípios de cidadania.


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