Desconstrução de estereótipos na escola: um bairro para além de um rótulo

Jessica Nascimento, Selma Ferreira da Silva

Resumo


Este presente trabalho é a analise dos resultados de uma possibilidade de intervenção na escola, com os alunos do ensino fundamental, localizada no bairro do Ibura. Objetivamos promover a conscientização cidadã de sujeitos históricos nos alunos, com vista a impactar nas relações com seus pares dentro da escola e na comunidade local. O Bairro do Ibura, anos 90, foi estigmatizado de lugar violento, proporcionando um preconceito sobre seus moradores, legitimando, assim, mais um processo de exclusão. A metodologia se deu por meio da sistematização do planejamento do projeto de intervenção baseado nos princípios de Educação em Direitos Humanos e posteriormente pela análise qualitativa da aplicação do projeto. O projeto consistiu em ciclos de debate com os alunos, na qual abordamos valores e os pontos positivos da comunidade local, em detrimento da abordagem indutiva tendenciosa feita pelos meios de comunicações, valorizando os moradores. Os resultados mostraram a ampliação do respeito para com o outro que compartilha do mesmo espaço, proporcionando aos alunos uma postura reflexiva, condizentes aos princípios de cidadania.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

          

         

    

 

 

 

 

REVISTA MOVIMENTOS SOCIAIS E DINÂMICAS ESPACIAIS (ISSN: 2238-8052)

Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Departamento de Ciências Geográficas, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Cidade Universitária, Av. Prof. Moraes Rego, n. 1235, CEP: 50670-901, Recife, Pernambuco, Brasil

Tel.: +55 (81)2126-7369

E-mail: revistamsde@gmail.com

 

 Licença Creative Commons

 A Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais foi licenciada com uma Licença Creative Commons